gallery/logo memorar
Construindo sonhos, Reformando realidades

A MEMORAR 

 

A "Memorar - Escritório Popular de Arquitetura e Construção" é um negócio de impacto social criado em 2016 com o nome Gueto Arquitetura, pelo Arquiteto e Urbanista Celivan Ramos Góes; para tornar os serviços técnicos de construção civil mais qualificados para quem mais precisa em Salvador, objetivando a melhoria das condições de habitação e diminindo a geração de resíduos sólidos de construção. No início de 2017, o Negócio mudou de nome, para "Memorar" e recebeu o apoio através do 'Programa SocioMentory', do LabSocial UNIFACS. Em 2019 a Memorar passou por um processo de pré-aceleração no LABHabitação promovido pela Aceleradora Artemisia.

Para esse ano de 2020, estamos sendo incubados pela IN PACTO - Incubadora de Negócios Sociais da Prefeitura de Salvador.

 

O FUNDADOR

 

Celivan Ramos Góes, Arquiteto e Urbanista graduado em 2016 pela UFBA, com especialização em Assistência Técnica em Arquitetura e Direito à Cidade pela UFBA em 2018 e Especialista em Engenharia de Avaliações e Pericícias pela Unyleya. É morador do Subúrbio Ferroviário de Salvador, onde desde da graduação já tinha planos de criar um escritório para atender as demandas de sua comunidade, democratizando serviços de arquitetura e engenharia para a população. Atualmente faz pós-graduação em Engenharia Diagnóstica - Patologias das Edificações, no INBEC, com o objetivo de resolver cada vez melhor os problemas estruturais e de salubridade de quem autoconstruiu sua moradia.

 

MEMORAR LAB

 

MemorarLAB é uma iniciativa da Memorar em parceria com a ONG Grupo Siloé de levar conhecimento técnico sobre construção civil para população de baixa renda, melhorando a qualidade das obras de autoconstrução, diminuindo seu desperdício e promovendo o surgimento de novas iniciativas e negócios de impacto social. Expandindo o desenvolvimento socioeconômico em Salvador, visando inserir pessoas no mercado de trabalho através de cursos profissionalizantes para atender a demanda das empresas de construção civil por profissionais qualificados; e também aumentar a possibilidade de trabalho dos jovens no ramo de design e novas tecnologias aplicadas à construção civil, a exemplo do BIM.